Câmara Setorial do Livro e Leitura

Conferencia Municipal de Cultura
Plano Municipal de Cultura

Contribuições da Setorial do Livro e da Leitura


1° FORTALECIMENTO E SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO CULTURAL

Ø Apoio à produção cultural local através de capacitação para elaboração de projetos para maior acesso a fontes de financiamento; produção de projetos para captação de recursos; incentivo a circulação através de programas como corredores culturais intermunicipais;

Ø Criar um programa de educação para artes e diversidade cultural, educação para informação e formação de leitores, em parceria com a Rede Municipal de Educação, inserido no currículo escolar;

Ø Intensificar parcerias entre Secretaria de Cultura e outros órgãos visando estabelecer programas permanentes de  formação nas diferentes linguagens artísticas e outros aspectos culturais;

Ø Criar um programa de difusão cultural com objetivo de fortalecer e ampliar os pontos de cultura; produção de produtos culturais visando o seu consumo em fábricas, associações de moradores, lojas, supermercados etc;

Ø Abrir um programa de empreendedorismo cultural em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e SASC com modelo de incubadora;

Ø Estabelecer programa com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Desenvolvimento Econômico e os produtores culturais para revitalização dos núcleos habitacionais em parceria com empresas do ramo (tintas etc.);

Ø Estabelecer parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para inserir os pontos de cultura no circuito econômico da cidade (Ateliês Culturais);



Ø Que o Fundo de Cultura possa patrocinar bolsas de estudo para o aperfeiçoamento dos produtores culturais em outros municípios, estados etc;

Ø Criação de comitês de participação social com o estado para acompanhamento de programas culturais de cunho consultivo e fiscalizadores das ações culturais implantadas pelo município;

Ø Criação de instância de identificação de novos territórios da cultura; percepção de campo e atores culturais emergentes para a inclusão de novas manifestações culturais e artísticas no cenário das políticas culturais;

Ø Criar site para divulgar toda a produção cultural da cidade.
  

2° ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DO ACESSO E FORMAÇÃO/ CRIAÇÃO DE PÚBLICOS

ü Estabelecer programa permanente de formação dos trabalhadores da cultura e investir em processos de criação de vínculos entre agentes culturais e sociedade civil organizada;

ü Estabelecer programas permanentes de diálogo entre agentes de cultura e outros atores culturais, estabelecendo vínculos, participação e conexão entre o fazer cultural e a vida cotidiana, fortalecendo a democracia participativa;

ü Criar mecanismo para mapeamento dos territórios culturais na cidade (não como regiões geográficas, mas com o fazer cultural em territórios específicos da comunidade);

ü Criar mecanismos para identificação / pesquisa de ações culturais transversas que mapeiem o fazer cultural das cidades, as manifestações invisíveis existentes nas comunidades como: benzedeiros, mateiros, trabalhadores ligados à culinária, à cultura popular não reconhecida, à cultura digital etc;
ü Estabelecer política cultural para o desenvolvimento das representações simbólicas e culturais com fins a transformação social, cultural e econômica da sociedade;

ü Revitalizar todos os equipamentos culturais mantendo os espaços adequados esteticamente com garantia de orçamento anual para manutenção (pinturas, ateliês adequados etc.);

ü Criação de uma sede própria para a Biblioteca Olíria de Campos Barros;

ü Trabalhar com a população para o fortalecimento imaginário da importância da cultura na sua dimensão simbólica, como essencial para a construção da identidade cultural local e nacional, através de ações permanentes de participação popular, a partir dos seus fazeres culturais em encontros, oficinas culturais, festivais, debates, campanhas publicitárias, fortalecendo a rede de cultura;

ü Implantar pesquisa para definição de indicadores culturais em parceria com sete cidades do ABC, através do Consórcio;

ü Estabelecer a formação de indicadores, critérios e protocolos de procedimentos para o acompanhamento participativo e avaliação dos programas/ações culturais de democratização do acesso, formação e criação de públicos;

ü Criar uma instância de identificação de novos territórios da cultura, percepção de campo e atores culturais emergentes para a inclusão de novas manifestações culturais, artísticas no cenário das políticas culturais subsidiando as políticas culturais (Observatório da Cultura);

ü Fortalecer e ampliar recursos para as áreas de formação, difusão, informação, educação para a informação e novas tecnologias, elaboração de pesquisa, em especial para a área do livro, leitura e literatura;

ü Destinar recursos para manutenção da infra-estrutura dos equipamentos culturais e bens culturais, acervos, obras de arte, patrimônio e memória, visando uma transformação social através da estética;

ü Implantar o vale-cultura em parceria com a educação e empresas, dentro do projeto Leitura nas Fábricas, e na Prefeitura do Município de Diadema para os funcionários de menor poder aquisitivo;

ü Ampliar parcerias com diferentes entidades para implantar o programa Cultura nas Comunidades;

ü Propor parcerias com diferentes entidades e atores sociais para ampliar a formação cultural nas diferentes linguagens artísticas (Belas Artes) e da cultura popular;

ü Estabelecer programa de acessibilidade aos equipamentos culturais aos deficientes físicos como: transporte, sinalização de ruas e calçadas, etc.

ü Estabelecer programa permanente de difusão em conjunto com a Secretaria de Educação;

ü  Estabelecer programa permanente de difusão e formação com as entidades parceiras visando o acesso dessas comunidades aos espaços culturais, bem como sua apropriação das atividades culturais e consequente empoderamento;

ü Estabelecer programa de inclusão a novas tecnologias de informação e produção cultural.



3º INTERCÂMBIOS

v Implantar pesquisa para definição de indicadores culturais em parceria com sete cidades do ABC, via Consórcio;

v Estabelecer programa de intercâmbio cultural entre as cidades e regiões – corredor cultural;

v Possibilitar, através do fundo de cultura e/ou outras fontes de recursos como patrocínios etc., a possibilidade de participação de produtores culturais da cidade em eventos regionais, estaduais, nacional e eventos internacionais;
v Promover eventos municipais de abrangência regional, nacional e internacional visando à circulação de produtos culturais de outros municípios e o intercâmbio local, estadual e nacional (Festival do Livro e da Leitura, ABCDança etc.);

v Estabelecer parceria com entidades e fóruns internacionais de cultura como Mercocidades etc.


4º INTERFACES COM OUTRAS ÁREAS
(EDUCAÇÃO, SAÚDE, COMUNICAÇÃO,DESENVOLVIMENTO URBANO, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO,ETC)

*    Conhecer programas realizados pela secretarias como SASC, Educação, Saúde, Habitação, Desenvolvimento Econômico, Esportes, Turismo e Meio Ambiente, e verificar a potencialidade de Interfaces de projetos, ações e programas.
    (Programa com agentes de leitura, Cultura na Comunidade);

*    Criar mecanismo para levantamento e mapeamento das políticas públicas em desenvolvimento na cidade e o potencial de interfaces com a cultura;

*    Mapear os Produtores Culturais e inserir os ateliês de cultura (produtos culturais) no circuito econômico da cidade (turismo e desenvolvimento econômico);

*    Criar site para disponibilizar toda produção cultural;

*    Abrir um programa de empreendorismo cultural em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico com modelo de incubadora;

*    Estabelecer programa com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Econômico e SASC onde os produtores culturais possam revitalizar os núcleos habitacionais em parceria com empresas do ramo (tinta etc.).


    
Diadema, Junho de 2011.
Setorial do Livro e da Leitura

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