Conferencia Municipal de Cultura
Plano Municipal de Cultura
Contribuições da Setorial do Livro e da Leitura
1° FORTALECIMENTO E SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO CULTURAL
Ø Apoio à produção cultural local através de capacitação para elaboração de projetos para maior acesso a fontes de financiamento; produção de projetos para captação de recursos; incentivo a circulação através de programas como corredores culturais intermunicipais;
Ø Criar um programa de educação para artes e diversidade cultural, educação para informação e formação de leitores, em parceria com a Rede Municipal de Educação, inserido no currículo escolar;
Ø Intensificar parcerias entre Secretaria de Cultura e outros órgãos visando estabelecer programas permanentes de formação nas diferentes linguagens artísticas e outros aspectos culturais;
Ø Criar um programa de difusão cultural com objetivo de fortalecer e ampliar os pontos de cultura; produção de produtos culturais visando o seu consumo em fábricas, associações de moradores, lojas, supermercados etc;
Ø Abrir um programa de empreendedorismo cultural em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e SASC com modelo de incubadora;
Ø Estabelecer programa com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Desenvolvimento Econômico e os produtores culturais para revitalização dos núcleos habitacionais em parceria com empresas do ramo (tintas etc.);
Ø Estabelecer parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para inserir os pontos de cultura no circuito econômico da cidade (Ateliês Culturais);
Ø Que o Fundo de Cultura possa patrocinar bolsas de estudo para o aperfeiçoamento dos produtores culturais em outros municípios, estados etc;
Ø Criação de comitês de participação social com o estado para acompanhamento de programas culturais de cunho consultivo e fiscalizadores das ações culturais implantadas pelo município;
Ø Criação de instância de identificação de novos territórios da cultura; percepção de campo e atores culturais emergentes para a inclusão de novas manifestações culturais e artísticas no cenário das políticas culturais;
Ø Criar site para divulgar toda a produção cultural da cidade.
2° ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DO ACESSO E FORMAÇÃO/ CRIAÇÃO DE PÚBLICOS
ü Estabelecer programa permanente de formação dos trabalhadores da cultura e investir em processos de criação de vínculos entre agentes culturais e sociedade civil organizada;
ü Estabelecer programas permanentes de diálogo entre agentes de cultura e outros atores culturais, estabelecendo vínculos, participação e conexão entre o fazer cultural e a vida cotidiana, fortalecendo a democracia participativa;
ü Criar mecanismo para mapeamento dos territórios culturais na cidade (não como regiões geográficas, mas com o fazer cultural em territórios específicos da comunidade);
ü Criar mecanismos para identificação / pesquisa de ações culturais transversas que mapeiem o fazer cultural das cidades, as manifestações invisíveis existentes nas comunidades como: benzedeiros, mateiros, trabalhadores ligados à culinária, à cultura popular não reconhecida, à cultura digital etc;
ü Estabelecer política cultural para o desenvolvimento das representações simbólicas e culturais com fins a transformação social, cultural e econômica da sociedade;
ü Revitalizar todos os equipamentos culturais mantendo os espaços adequados esteticamente com garantia de orçamento anual para manutenção (pinturas, ateliês adequados etc.);
ü Criação de uma sede própria para a Biblioteca Olíria de Campos Barros;
ü Trabalhar com a população para o fortalecimento imaginário da importância da cultura na sua dimensão simbólica, como essencial para a construção da identidade cultural local e nacional, através de ações permanentes de participação popular, a partir dos seus fazeres culturais em encontros, oficinas culturais, festivais, debates, campanhas publicitárias, fortalecendo a rede de cultura;
ü Implantar pesquisa para definição de indicadores culturais em parceria com sete cidades do ABC, através do Consórcio;
ü Estabelecer a formação de indicadores, critérios e protocolos de procedimentos para o acompanhamento participativo e avaliação dos programas/ações culturais de democratização do acesso, formação e criação de públicos;
ü Criar uma instância de identificação de novos territórios da cultura, percepção de campo e atores culturais emergentes para a inclusão de novas manifestações culturais, artísticas no cenário das políticas culturais subsidiando as políticas culturais (Observatório da Cultura);
ü Fortalecer e ampliar recursos para as áreas de formação, difusão, informação, educação para a informação e novas tecnologias, elaboração de pesquisa, em especial para a área do livro, leitura e literatura;
ü Destinar recursos para manutenção da infra-estrutura dos equipamentos culturais e bens culturais, acervos, obras de arte, patrimônio e memória, visando uma transformação social através da estética;
ü Implantar o vale-cultura em parceria com a educação e empresas, dentro do projeto Leitura nas Fábricas, e na Prefeitura do Município de Diadema para os funcionários de menor poder aquisitivo;
ü Ampliar parcerias com diferentes entidades para implantar o programa Cultura nas Comunidades;
ü Propor parcerias com diferentes entidades e atores sociais para ampliar a formação cultural nas diferentes linguagens artísticas (Belas Artes) e da cultura popular;
ü Estabelecer programa de acessibilidade aos equipamentos culturais aos deficientes físicos como: transporte, sinalização de ruas e calçadas, etc.
ü Estabelecer programa permanente de difusão em conjunto com a Secretaria de Educação;
ü Estabelecer programa permanente de difusão e formação com as entidades parceiras visando o acesso dessas comunidades aos espaços culturais, bem como sua apropriação das atividades culturais e consequente empoderamento;
ü Estabelecer programa de inclusão a novas tecnologias de informação e produção cultural.
3º INTERCÂMBIOS
v Implantar pesquisa para definição de indicadores culturais em parceria com sete cidades do ABC, via Consórcio;
v Estabelecer programa de intercâmbio cultural entre as cidades e regiões – corredor cultural;
v Possibilitar, através do fundo de cultura e/ou outras fontes de recursos como patrocínios etc., a possibilidade de participação de produtores culturais da cidade em eventos regionais, estaduais, nacional e eventos internacionais;
v Promover eventos municipais de abrangência regional, nacional e internacional visando à circulação de produtos culturais de outros municípios e o intercâmbio local, estadual e nacional (Festival do Livro e da Leitura, ABCDança etc.);
v Estabelecer parceria com entidades e fóruns internacionais de cultura como Mercocidades etc.
4º INTERFACES COM OUTRAS ÁREAS
(EDUCAÇÃO, SAÚDE, COMUNICAÇÃO,DESENVOLVIMENTO URBANO, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO,ETC)
Conhecer programas realizados pela secretarias como SASC, Educação, Saúde, Habitação, Desenvolvimento Econômico, Esportes, Turismo e Meio Ambiente, e verificar a potencialidade de Interfaces de projetos, ações e programas.
(Programa com agentes de leitura, Cultura na Comunidade);
Criar mecanismo para levantamento e mapeamento das políticas públicas em desenvolvimento na cidade e o potencial de interfaces com a cultura;
Mapear os Produtores Culturais e inserir os ateliês de cultura (produtos culturais) no circuito econômico da cidade (turismo e desenvolvimento econômico);
Criar site para disponibilizar toda produção cultural;
Abrir um programa de empreendorismo cultural em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico com modelo de incubadora;
Estabelecer programa com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Econômico e SASC onde os produtores culturais possam revitalizar os núcleos habitacionais em parceria com empresas do ramo (tinta etc.).
Diadema, Junho de 2011.
Setorial do Livro e da Leitura